Instrumentos musicais

O homem começou a construir instrumentos para tentar imitar 
os sons da natureza,
como o som do trovão, 
som do vento nas árvores, o som dos pássaros,ou dos 
gritos dos animais
 que caçava.


Classificação e divisão dos instrumentos musicais:
Instrumentos de Corda - faz-se referência à parte do instrumento que vibra (de que forma a corda é posta em vibração)
Instrumentos de sopro - é a força activadora da vibração.
Instrumentos de percussão - faz-se referência ao modo de execução.


A tecnologia dos instrumentos musicais esteve, por muito tempo, "trancada a 7 chaves", sendo seus segredos revelados somente de pai para filho. No entanto, alguns instrumentos eram considerados irreproduzíveis, como os violinos Stradivarius, confeccionados na Itália por Antonio Stradivari, pois dizem que nem mesmo nenhum de seus sete filhos conseguiu reproduzi-los.
No século XX, a moderna teoria espectral e as técnicas de processamento digital de sinais desenvolvidas resolveram seguramente todo o problema da produção de sons, uma vez que qualquer som devidamente especificado pode ser produzido por meios computacionais.




Acordeão
Aerofone de palheta dotado de fole e teclas. Foi criado no século XIX, com o contributo de diversos fabricantes. Pela acção dos braços e das mãos do acordeonista, o ar faz vibrar as lâminas metálicas das palhetas. É muito utilizado em França, Portugal e outros países da Europa, nas festas populares e momentos de convívio. São famosas as marcas "Excelsior" (nos Estados Unidos) e "Hohner", na Alemanha.



Adufe
Instrumento de percussão de membrana dupla, em formato quadrangular, resultado da influência árabe (duff). É tradicional de Monsanto e da Beira Baixa, onde é tocado exclusivamente por mulheres. Na região de Trás-os-Montes, o adufe tem a designação de pandeiro. É utilizado também no Brasil, certamente por influência de portugueses.


Alaúde
É um dos mais importantes instrumentos musicais dos povos árabes e islâmicos. Diz a tradição oral que o alaúde foi criado por um descendente de Caim, figura bíblica, filho de Adão. É originado de um instrumento persa ou árabe chamado ud e foi introduzido na Espanha em torno
os séculos XII ou XIII, sendo chamado de Al-'ud. Alcançou a perfeição por volta de 1500, e para ele foi escrita uma grande quantidade de obras. Durante o período da Renascença, tornou-se um instrumento de grande popularidade em toda a Europa, ocupando um lugar muito importante na música instrumental dos séculos XIVI e XVII. A caixa do alaúde tem o formato de uma meia pêra, e hoje é um instrumento apreciado nos conservatórios e salas de concerto.



Chocalho
O chocalho é um instrumento antigo, que remonta da Idade Média. Era utilizado para conduzir e ajudar a guarda do gado. É usado em festas populares brasileiras, como o carnaval brasileiro, e a partir da década de 1950, começou a ser usado em conjuntos musicais.


Clarinete
 É um instrumento de sopro, com o corpo de madeira e chaves de metal, que se utiliza de palheta para executar o som. A palheta do clarinete é simples, ao contrário do oboé que é dupla. A palheta simples do clarinete é apoiada na extremidade do corpo do instrumento chamada de boquilha. O músico apoia a boca na boquilha com o lábio inferior apoiado na palheta, assoprando diretamente no orifício do clarinete. O clarinete foi inventado por volta de 1690 e incorporado na orquestra no século XVIII.


Clarone
Também chamado de clarinete baixo, é duas vezes maior que o clarinete, feito de madeira e chaves de metal. Para poder tocar o clarone é necessário apoiá-lo no chão ou apoiá-lo com uma tira no pescoço. Tem as mesmas características que o clarinete mas por ser maior, ele toca em uma região mais grave. Se utiliza de uma palheta simples como o clarinete. Ele é tocado pelo mesmo músico que toca o clarinete, sendo usado apenas em algumas peças orquestrais.


Contrabaixo
O maior e mais grave dos instrumentos de arco. Tem comprimento de 1,82 m, forma semelhante à do violoncelo, o tampo e o fundo da caixa de ressonância ligeiramente abaulados. A música para contrabaixo é escrita na clave de fá e soa uma oitava abaixo. Suas quatro cordas são afinadas por quartas, em mi 2, lá 2, ré 3, sol 3. Praticamente indispensável na música sinfônica, sua função é reforçar os baixos da orquestra. Em raras composições atua como solista. Constitui desde a década de 20, instrumento fundamental nos conjuntos de jazz. Em geral na música popular, é executado sem o uso do arco, limitando-se o contrabaixo a dedilha.


Contra-Fagote
Este instrumento é maior que o fagote e toca notas mais graves que o fagote. O seu corpo é de madeira com as chaves de metal. Utiliza da mesma maneira que o fagote uma palheta dupla, que é encaixado em um pequeno tubo que sai do corpo do instrumento. O contra-fagote vem da mesma família que o fagote, e ele é utilizado na orquestra em algumas peças orquestrais. O contra-fagote é tocado pelo mesmo músico que toca o fagote.


Corne Inglês
Instrumento de sopro semelhante ao oboé com um comprimento maior, produzindo sons mais graves. O  seu corpo é de madeira com chaves de metais. Também utiliza palheta dupla para executar o som. O corne inglês é utilizado em algumas peças orquestrais e é tocado pelo mesmo músico que toca o oboé.


Cravo
Cravo é um instrumento musical que se assemelha ao piano. Pode ser tocado como instrumento solista, num conjunto de música de câmara ou numa orquestra. Ele é menor que o piano e tem de um a três teclados, geralmente chamados de "manuais". O cravo apareceu pela primeira vez no
século XIV, mas não se conhece seu inventor. No final do século XVI, o instrumento tornou-se popular e durante o século seguinte, artesãos italianos e flamengos fabricaram cravos simples para acompanhar músicos solistas. Entre os mais famosos compositores de música para cravo destaca-se Jonhann Sebastian Bach.



Fagote
É um instrumento de sopro tocado de maneira semelhante ao oboé, pois possui uma palheta dupla. O seu corpo é maior que o oboé, sendo este corpo dobrado sobre si mesmo. O corpo do fagote é de madeira com as chaves de metal. A palheta dupla é encaixada num pequeno tubo que sai do corpo do instrumento. Para tocar o instrumento é necessário apoiá-lo no corpo do músico. O fagote se originou de instrumentos utilizados desde a Idade Média, e foi incorporado na orquestra no século XVII.



Flauta
A flauta é o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.
Em pinturas das cavernas, que datam de 60.000 anos a.C., foram descobertos vários desenhos de flauta e apitos.
As primeiras flautas mais pareciam apitos, pois só tinham um buraco; eram feitas da tíbia de animais ou de humanos. Com sua evolução através dos tempos, surgiram outros instrumentos de sopro como o oboé, o fagote e flauta doce.
Em 1832,
Theobald Böehm inventou o sistema moderno de flauta transversal, que serviu também para aprimorar outros instrumentos se sopro. 


Flauta Transversal
Instrumento de sopro, feito de metal, posicionado no sentido horizontal. Os sons são produzidos pelo princípio de soprar-se por um orifício aberto em uma de suas extremidades, apoiando o lábio inferior. Esta extremidade se denomina bocal, sendo o restante da flauta o seu corpo, contendo as chaves para a execução das notas. Existem as flautas tocadas na posição vertical, chamadas de flautas de bico ou doce. Há muitos séculos se utiliza a flauta, mas a sua utilização na orquestra somente no século XVII. No princípio eram de madeiras e sem chaves, apenas orifícios abertos para se fechar com os dedos. Por essa razão pertence ao naipe das madeiras apesar da flauta ser totalmente de metal.


Flautim
É um instrumento de sopro semelhante a flauta transversal com um comprimento menor e mais fino. Pode ser de madeira ou metal. O flautim pode ser chamado de flauta PICCOLO. Ele é posicionado da mesma maneira que a flauta no sentido horizontal. Por ter um comprimento menor que a flauta, o flautim possui um som mais agudo que a flauta transversal. O flautim é tocado pelo mesmo músico que toca flauta transversal.



Guitarra Portuguesa
A guitarra portuguesa distingue-se dos outros cordofones de mão pela forma e dimensões da sua caixa de ressonância, pelo cavalete móvel em osso, pelas suas 12 cordas metálicas, dispostas em seis pares (ordens ou parcelas), pelo peculiar sistema mecânico de afinação, com o cravelhal metálico em forma de leque, com sistema de tarrachas deslizantes e parafuso sem fim, pela sua afinação única (si; lá; mi; Si; Lá; Ré; ou lá; sol; ré; Lá; Sol; Dó;), pela técnica de execução tradicional, com o dedilho especial da mão direita com uso exclusivo das unhas dos dedos indicador e polegar, e, como resultante natural destes factores, possui uma qualidade sonora com características tímbricas e expressivas distintamente individualizadas.
A sua representação assume também frequentemente a dimensão de sinal e símbolo identitário, reconhecido pela comunidade de cultura portuguesa, sobretudo a mais familiarizada com a sua aplicação popular no acompanhamento do Fado.
A guitarra é, além disso, um excelente instrumento de concerto, com um vasto reportório solístico de autores antigos e contemporâneos.




Gongo
Disco metálico, suspenso, que se faz vibrar batendo-se com uma baqueta ou martelo sobre uma de suas extremidades ou no centro. É de procedência oriental.


Harpa
A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam um barulho ao roçarem na corda.
Ela é sempre triangular, lembrando um arco e caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte, que as harpas existem há séculos antes de Cristo, na Babilónia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga e em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C.
Durante o crescimento do islamismo, durante o século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa. Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento. Acredita-se que tenha sido inventada por Celestin Hochbrücker.



Kaen
É o mais completo e muito popular no nordeste da Tailândia, desde a Antiguidade. É feito de um tipo de bambu com uma palheta de estanho, cobre ou prata colocada em seu interior e ajustada
a uma peça de madeira, onde se coloca a boca. É um instrumento de sopro, e o controle da intensidade do som é feito através dos dedos que dedilham nos orifícios dos bambus.



Lira
É um instrumento musical cuja origem remonta do início da história. Era usada pelos gregos e
também provavelmente na Ásia. Era o símbolo de Apolo, o deus da música e da poesia; era também o instrumento preferido dos gregos para acompanhar canções e textos recitados.



Maracas
As maracas, são, normalmente, feitas de maboque. Depois de seco fazem-se uns pequenos orifícios e no seu interior colocam-se sementes secas. Hoje já se põe, por maior facilidade, missangas.



Mejoranera
O instrumento nativo panamenho é a mejoranera. Parece uma guitarra rústica, com cinco cordas, porém um pouco menor e com o braço mais curto. A madeira usada na confecção desse instrumento é o cedro e actualmente as cordas são de nylon. No passado, as cordas eram feitas artesanalmente de fibras vegetais secos ou pelos dos rabos dos cavalos ou ainda dos intestinos secos dos animais. A mejoranera é usada para tocar e acompanhar os cantadores de canções típicas chamadas torrentes. Esse instrumento faz parte da história do folclore do Panamá e remonta a época colonial. A mejoranera apresenta uma variedade de tons e acordes que permitem o cantador expressar-se com mais sentimento.



Mong-Ching
No sul da Tailândia, dois importantes instrumentos de percussão,
Mong e Ching, são usados para acompanhar danças e encenações. Mong é um conjunto de dois gongos pendurados horizontalmente em prateleiras de madeira. Mostram o tom e mantêm o ritmo das canções. A parte de cima do instrumento é coberta por borracha ou algodão para que a melodia se apresente suave. Ching é um pequeno chocalho de metal do tamanho de uma pequena xícara, usado para manter o ritmo.


Oboé
Instrumento de sopro, feito de madeira, que é tocado na posição vertical, sendo o ar soprado diretamente no próprio orifício através de uma palheta apoiada na boca. Esta palheta é feita de uma tira de cana especial, dobrada e colocada uma sobre a outra, formando uma palheta dupla. O restante do seu corpo é de madeira com as chaves de metais. O oboé tem origem em um instrumento de sopro utilizado desde a antigüidade, sendo incorporado na orquestra no século XVII.



Phin-Pia
O
Phin-Pia é um instrumento que jovens tailandeses tocavam no norte da Tailândia, para conquistar suas namoradas. O corpo deste instrumento é feito do coco, e quando ele é tocado, a parte aberta do coco é prensada sobre o peito do músico e afastada em movimentos alternados, dependendo do som desejado. Actualmente é muito difícil achar um músico que saiba tocar este instrumento.



Piano
O piano, como é conhecido nos dias actuais, é um resultado de uma evolução em que participaram inúmeras pessoas. Os antigos inventaram a lira e a harpa, instrumentos nos quais as cordas eram tocadas pelos dedos. Mais tarde os povos do Oriente Médio inventaram o saltério, que consistia em uma série de cordas tocadas por palhetas; na Europa criaram o
clavicórdio, que possuía um teclado para controlar os martelos, depois surgiu o cravo. Em 1709, um italiano chamado Bartolomeo Bartolommeo Cristofari descobriu o princípio de bater com martelos, peças achadas de madeira recobertas de couro, em cordas para fabricar um instrumento de teclado que produzisse sons suaves ou fortes pelo toque dos dedos. Deu à sua invenção o nome de "gravicembalo col piano e forte" ou "cravo com pianoforte".
No final do século XVIII, John Broadwood descobriu que quando o martelo batia em um ponto errado da corda prejudicava o conteúdo harmónico ou a boa qualidade do som. Outro desenvolvimento importante foi a invenção da corda de piano feita de aço. A partir daí, novos aperfeiçoamentos foram surgindo, o feltro passou a substituir o couro que recobria os martelos, depois a maneira de colá-lo. Outro desenvolvimento foi o escapo duplo, uma forma de fazer o martelo voltar a meio caminho, enquanto a tecla estava sendo pressionada. Aproximadamente em 1822, um americano inventou uma chapa de metal fundido para os pianos quadrados; outro, anos mais tarde, um piano de cauda com uma chapa fundida em uma só peça. Foi então produzido um piano armário e finalmente uma firma de pianos em Nova York criou o sistema de cordas sobrepostas, no qual as cordas maiores do grave se estendiam no sentido transversal sobre as cordas do agudo, criando uma sonoridade de maior qualidade.




Pratos
Instrumento que consiste em dois discos metálicos, batidos um contra o outro, percutidos por uma baqueta ou, ou em movimento deslizante, e que acrescentam ao trecho executado efeitos especiais.



Reco-reco
Reco-reco ou ganzá são instrumentos de percussão que produzem um som provocado por atrito. É mais conhecido como um pedaço de madeira ou bambu com sulcos transversais, que são
friccionados com uma haste de madeira. Tem vários nomes: na Baia, ganzá, casaca no Espírito Santo e catacá ou caracaxá no Amazonas. Já era usado pelos negros africanos e indígenas brasileiros e hoje acompanha muitas danças populares do Brasil.


Saxofone
Aerofone de palheta simples inventado por Adolph Sax. Charlie Parker, John Coltrane e Stan Getzsão nomes famosos de saxofonistas.



Saw Sam Sai
Saw Sam Sai é um tipo de violino de três cordas usado há muito tempo, provavelmente desde 1350. Algumas vezes serve como acompanhamento em cerimónias reais.É um instrumento de forma triangular e abaulado com um braço bem comprido, e seu corpo é feito da metade de um coco. Sua parte aberta é coberta com pele de cabra ou bezerro.
Este instrumento é típico da região central da Tailândia.




Tímpano
Instrumento musical de percussão, participante da orquestra. Caixa semi-esférica coberta com pelefortemente retesada, a qual, golpeada por baquetas, produz diversos sons, que podem ser afinados pelo executante.



Trombone
Instrumento musical de sopro dos metais, com tubo cilíndrico, tendo a forma de pavilhão na extremidadeinferior. Quando possui varas corrediças embutidas uma na outra, o que permite controlar a altura do som, recebe o nome de "trombone de vara"; quando pistões, ganha o nome de "trombone de pistões".



Trompa
Instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobresi mesmo e que termina em pavilhão. Dotado de bocal e de pistões, a moderna trompa cromática evoluiu a partir do instrumento de caça semelhante.



Trompete
Instrumento musical de sopro pertencente à família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvadosobre si mesmo, em cujas extremidades ficam o bocal e o pavilhão. Três válvulas (pistões), introduzidas no século XIX, permitem-lhe a emissão de todas as notas e suas gradações.

Tuba

Instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmoe que termina num pavilhão em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos.



Violão
Acredita-se que o violão surgiu no Egipto há cerca de cinco mil anos. Há também uma hipótese de que ele tenha sua origem na "
Cítara Romana" e que chegou à Península Ibérica, no século I, trazida pelos romanos. Outra hipótese é que tenha surgido do "Alaúde Árabe" e tenha sido trazido pelos mouros, que invadiram a Espanha em 711 introduzindo o instrumento na Europa.Em muitos países onde não se fala a língua portuguesa, violão é conhecido como guitarra. Em Portugal, existe a Viola Portuguesa, que é praticamente igual ao violão, só que um pouquinho menor; por isso quando os portugueses conheceram a guitarra espanhola e viram que ela era maior, colocaram o nome de violão.



Viola
Instrumento musical de arco, de dimensões um pouco maiores que as do violino e afinado uma quintaabaixo da afinação desse instrumento. Tem um alcance de três oitavas. Desde o século XVIII faz parte das orquestras e ganhou importância no período clássico.



Violino
Há milhares de anos, os músicos vêm usando muitas variedades de instrumentos de cordas, como a harpa e a lira; mas não se sabe ao certo quando os executantes começaram a usar arcos, em vez de somente tocar as cordas com os dedos.
o século IX, entre os persas e chineses, aparecem os primeiros instrumentos de corda com arco.



Violoncelo
O segundo maior instrumento da família de instrumentos de arco, com quatro cordas. Seu alcance é de trêsoitavas abaixo do dó médio. É o instrumento mais grave do quarteto de cordas. Data do século XVI, tornando-se popular como instrumento solista no século XVII e XVIII.



Xilofone
Instrumento musical de percussão que consiste em uma série de lâminas de madeira que são tocadas por meio de baquetas. É um instrumento antigo e relaciona-se com vários instrumentos orientais; seu uso era muito comum entre os povos eslavos. Os mais modernos possuem um tubo
metálico de ressonância sob cada lâmina, que é feita da madeira pau-rosa. Os primitivos, por não possuírem o tubo de ressonância, tinham o timbre mais agudo e suas lâminas eram feitas às vezes de vidro ou de pinho. Músicos de orquestras e bandas empregam o xilofone para efeitos especiais. A execução da "Dança Macabra" do compositor francês Saint Säens exige o xilofone.



http://cultura.portaldomovimento.com/instrumentos_musicais.html