Estilos Musicais

É a maneira pela qual compositores de época e países diferentes combinam simultaneamente os diversos elementos musicais importantes, que são chamados de componentes básicos da música.



Melodia: sequência de notas de diferentes sons, organizadas numa determinada forma, de modo a fazer “sentido musical” para quem escuta.
Harmonia: ocorre quando duas ou mais notas de diferentes sons são ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde.
Acorde: podem ser consonantes, notas concordam umas com as outras ; podem ser dissonantes, notas dissonantes em maior ou menor grau.
Ritmo: diferentes modos de agrupar os sons musicais, do ponto de vista da duração dos sons e de sua acentuação.
Timbre: qualidade de som de cada instrumento, o que pode ser chamado de “a cor do som”. A sonoridade característica de um instrumento é que nos faz reconhecê-lo imediatamente.
Forma: configuração básica de uma obra musical .
Tessitura: aspecto da música. Algumas apresentam uma sonoridade bem densa, que fluem com facilidade, e outras mostram-se com os sons mais rarefeitos e esparsos, produzindo um efeito penetrante e agressivo.

Estilos Musicais:
Bebop 
Nesta mesma época, durante a Segunda Guerra Mundial, nascia um novo estilo diferente dos modelos clássicos de jazz.
Caracterizado por sofisticação harmónica e complexidade rítmica, o bebop foi criado e difundido por Charlie Parker (1920-1955), um saxofonista nascido e criado em Kansas City.
Parker se estabeleceu em New York e após 1944 começou a atrair a atenção do público para 52nd Street de Manhattan, conhecida como "Swing Street", na qual se concentravam os principais clubes e talentos do jazz.
Bird, como Parker era conhecido pelos fans, como um improvisador fantástico, com imaginação e técnica perfeitas. Seu modo de tocar era algo novo no mundo do jazz . A influência que Charlie Parker exerceu nos músicos só se compara aquela exercida por Louis Armstrong.
O bebop era uma música feita para ouvir e não para dançar, tocada por um pequeno número de músicos talentosos. Apesar disso, existiam algumas big bands tocando bebop, como a de Dizzy Gillespie e Woody Herman.
O surgimento do bebop desperta e reacende o interesse em New Orleans e por outras formas de jazz tradicional, unificando o estilo Jazzístico e seus músicos, permanecendo por muitos anos.

Blues 
O termo 'Blues', nos anos 30 e 40 do século 19, significava estar cansado da monotonia.
Mais tarde, junto com os escravos negros trazidos do oeste africano para o sul dos Estados Unidos, vieram as raízes do que nós conhecemos hoje como o Blues.
Os africanos trouxeram um instrumento chamado banjo. O primeiro era feito de uma espécie de abóbora, um pedaço de madeira e cinco cordas. O banjo, apesar de não ser o instrumento que formou o Blues, contribuiu para o desenvolvimento das técnicas que antecederam ao estilo.
O jeito afro-americano de cantar precisava de um instrumento para o seu timbre mais baixo e um ritmo mais lento. Surgiu então, o violão, um instrumento relativamente barato, de fácil transporte e podia ser tocado com vários outros instrumentos.

Bossa Nova 
Movimento musical que teve início nos anos 60, sendo que a melodia, a forma rítmica e harmónica já existiam no Rio de Janeiro desde a década de 50.
Alguns compositores e músicos, cansados da forma tradicional do samba, começaram dar uma concepção mais moderna às composições, chamando esta nova concepção de samba sessions. Grande parte dos músicos que participaram deste movimento eram apreciadores do Jazz e por esta razão, a improvisação, que é uma característica básica do Jazz, foi introduzida na então Bossa Nova. A música aos poucos foi mudando sua forma harmónica e novas composições foram surgindo baseadas na improvisação do samba.
Bossa Nova significava dizer "qualquer coisa nova e diferente".
José Alfredo da Silva, conhecido como Johnny Alf, pianista, cantor e compositor, tocava um estilo de samba completamente diferente dos demais. Sua harmonia e maneira de distribuir os acordes eram extremamente modernas. Em 1951, Johnny Alf compôs "Rapaz de Bem", primeira composição de Bossa Nova a ser gravada em 1955.

Country 
As canções dos escravos, as canções religiosas do Sul dos Estados Unidos, a dos trabalhadores do campo e as velhas canções inglesas somadas aos instrumentos rústicos como o Banjo, Mandolin, Rabeca, Violão, Washboard ..., deram origem a este género musical.
As primeiras gravações de música country datam de meados de 1922, quando a gravadora Victor lançou no mercado norte americano o som de Uncle Eck Robertson e Henry Gilliard.
O grande nome da música country foi Hank Williams, autor do clássico Jambalaya que é considerado em todos os países do mundo como a música que mais representa esse estilo.
Hank Williams morreu ainda jovem, aos 30 anos, e suas músicas até hoje são regravadas e executadas em todo mundo.
O country teve o cinema como grande influenciador deste estilo com Roy Rogers, John Wayne e Clint Eastwood. Mais recentemente John Travolta e Mel Gibson.
No Brasil, Bob Nelson foi o precursor do estilo country nos anos 60, embora o movimento country no Brasil surgiu no final da década de 70, em casas noturnas, e com bandas como WoodPecker Bros - Irmãos Pica Pau, Banda Colher de Pau, Tiroteio, West Rocky, Cowboy Group Troyano, Big Train Country Music, Banda São Paulo Country.

Fado 
O fado é o símbolo musical do povo português. A palavra fado se origina do latim "fatum", que significa destino, o destino de uma pessoa que não pode ser mudado. O fado é uma forma de canto melancólico que tem como temas principais o amor incompreendido, o ciúme, a saudade do passado, a dificuldade da vida e o desgosto.
As origens do fado são controvertidas: uns acreditam que tenha surgido dos cânticos dos mouros; alguns dizem que ele apareceu em Lisboa por volta de 1840, trazido por marinheiros portugueses que contavam as aventuras de suas viagens e mostravam as relações entre o fado e as novas descobertas, a dor de deixar para trás seus amores sem saber se voltariam a salvo. Estas aventuras poderiam ser o ponto de partida para as canções cheias de melancolia e sentimento. Outros acham que ele se originou da música brasileira, como o "ludum" dos escravos e a modinha muito apreciada em Lisboa nos anos de 1700. De qualquer modo, o fado surgiu em Lisboa e no Porto, sendo levado depois para Coimbra por estudantes universitários, adquirindo características diferentes.
Os cantores e cantoras de fado normalmente se vestem de preto, as mulheres usam um xale e são acompanhados por guitarras portuguesas. Os fadistas fazem de sua voz seu meio de vida; são pessoas de talento que trabalham duro e fazem o melhor para elevar o prestígio da música de Portugal em todo o mundo.
Entre os fadistas mais conhecidas estão 
Maria Severa, , Carlos do Carmo e o guitarrista Carlos Paredes.
Fusion 
Herbie Hancok e Chick Corea (1941) exploraram o que se tornaria o estilo fusion, porém nunca abandonaram a tradição do jazz.
Este estilo teve importância fundamental, pois atraiu plateias mais jovens que puderam conhecer os grandes músicos do jazz, levando a tecnologia, por meio de samplers e teclados electrónicos, ao Jazz.
Em 1979, de forma um tanto quanto inesperada, mas com simetria histórica perfeita, uma nova onda de jovens jazzistas talentosos emergiu de New Orleans, liderada pelo brilhante trumpetista Wynton Marsalis (1961), que se uniu ao Art Blakey's Jazz Messengers, um baluarte da tradição bebop que rejeitou o fusion e insistiu no jazz tradicional.
Vários outros músicos talentosos estão surgindo na última década . Muitos deles firmaram suas raízes no bebop, e outros voltaram ainda atrás, revivendo o swing.
Hoje, a liberdade de composição e performance é plenamente executada por vários músicos talentosos de Jazz.
O importante é que a grande maioria, mesmo quando tende ao experimental e à inovação, mantém intacta a linguagem do jazz.

Hip-Hop e Raps 
Por volta de 1968, o negro Afrika Banbaataa estabeleceu e difundiu este estilo, inspirado na cultura dos guettos norte-americanos e na forma de dançar mais popular da época , na qual deu origem ao nome Hip-Hop, HIP-movimentar os quadris e HOP-saltar.
Na década de 60, surgiram grandes líderes negros como, Martin Luther King e Malcon X, que lutavam pelos direitos humanos . Este movimento influenciou, em muito, os primeiros praticantes do Hip-Hop que dançavam músicas que eles intitulavam de "RAPS", base musical dançante acompanhado de rimas faladas que davam o ritmo, sendo as mensagens das letras de alto teor político-social.

Jazz 
Em relação às origens do jazz, sabe-se que ele foi trazido da África pelos escravos, que modificaram sua cultura e criaram uma nova forma de comunicação e de música.A música negra na América manteve muito da origem africana em seus elementos rítmicos característicos e também na tradição de colectividade e improvisação.Esta herança se misturou com a música local, gerando muito mais que um novo estilo, uma nova forma de expressão musical. A mais importante, são as manifestações religiosas, o que hoje é conhecido como música Gospel . Outras formas musicais da época da escravidão, são as músicas de trabalho e músicas infantis.Vale lembrar que a actividade musical era proibida entre os escravos, e com a libertação, a música afro-americana cresceu rapidamente, permitindo o nascimento das raízes básicas do jazz: as bandas de metais, a dança e o blues.JAZZ, que no início se soletrava "jass", nasceu na última década do século XIX, nos bairros de classe média negra nas cidades do sul dos Estados Unidos.Assim como o ragtime, o jazz era uma música feita para dançar.Neste período inicial, a cidade que se tornou sinonimo do jazz foi New Orleans. Porém, não se pode esquecer da participação de outras cidades sulistas como, St Louis, Memphis, Atlanta e Baltimore.Os músicos destas bandas de jazz eram na maioria das vezes artesãos que faziam música nos feriados e finais-de-semana para aumentar a renda familiar. Estes músicos, ao contrário do que se pode pensar, possuíam um grande conhecimento de teoria musical e desenvolveram um modo de tocar seus instrumentos totalmente original . Joseph Oliver utilizava vários objectos como copos, baldes e desentupidores para extrair os sons mais variados de sua corneta.Já no início da década de 1910, a formação básica das bandas de jazz era: corneta (ou trompete), trombone, clarinete, guitarra, baixo e bateria .Os pianos eram raros, dada a dificuldade do transporte. O banjo e a tuba só foram adoptados posteriormente, pois as técnicas de gravação não permitiam captar o som da guitarra e do baixo.Os primeiros improvisadores de jazz foram os clarinetistas, dentre eles, Sidney Bechet (1897-1959). Bechet mudou do clarinete para o saxofone soprano, e se tornou um dos jazzmen mais importantes internacionalmente, visitando a Inglaterra e a França, em 1919 e Moscou, em 1927.O primeiro a utilizar o nome "jazz" para a música que fazia foi o trombonista Tom Brown, que liderava uma banda em New Orleans.A origem da palavra é obscura, e seu significado original foi, e é, motivo de muita discussão.A primeira banda de jazz a realizar gravações foi a "Original Dixieland Jass Band", que fez sucesso em New York, entre 1917-1918.Com a Primeira Guerra Mundial, houve um "boom" industrial no norte e muitos músicos, negros e brancos deixaram New Orleans, assim como outras cidades do sul, em direcção ao norte dos Estados Unidos. O norte atraiu enormes massas populacionais, incluindo jazzmen que ansiavam por melhores condições de emprego.Nos anos 20, Louis Armstrong fez enorme sucesso e foi quem ditou a linguagem do jazz da década seguinte.Com a Depressão de 1929, o Jazz, assim como todos os sectores da vida americana, sofreu com as altas taxas de desemprego e grande quantidade de jazzmen abandonaram as bandas para procurarem outros empregos com mais oportunidades.Mesmo assim, o Jazz sobreviveu e Louis Armstrong teve papel fundamental, relançando sucessos com apelo popular em seu inconfundível estilo jazzístico . Outros, como Fats Waller e Billie Holiday seguiram a mesma linha.

Swing 
A partir da década de 30, surge um novo tipo de música, mais romântica e mais "quente" para dançar, o swing.
No início da Era do Swing, os que se destacaram foram o trumpetista Roy (Little Jazz) Eldridge (1911-1989) e o saxofonista Leon (Chu) Berry.
Outro personagem importante foi Chick Webb (1909-1939), um baterista pequeno e corcunda, dotado de grande energia e por muitos considerado o melhor baterista da história do jazz. Sua banda tornou-se muito famosa em 1935.
Porém, foi Benny Goodman que se tornou o "bam-bam-bam" do swing. No início, seu projeto não foi muito bem recebido, mas a partir de meados de 1935 sua banda passou a ser aclamada pelo público.
Veio a Segunda Guerra Mundial e, com ela, as viagens se tornaram mais difíceis . Muitos músicos de peso das importantes big bands, foram convocados para a Guerra.
O mais importante é que o gosto musical do público estava mudando.
A plateia parecia estar preferindo baladas românticas ao swing dançante.
Simultaneamente à decadência das big bands emergia um novo estilo que mudaria a história do jazz, o Bebop.

Ragtime 
No final da década de 1880, havia bandas negras de metais em praticamente todo o sul dos Estados Unidos, enquanto no norte, a música negra seguia mais as tendências européias.
Foi neste período que o ragtime começou a surgir e, embora seja basicamente um estilo para piano, as bandas de metais começaram a tocá-lo.
O Ragtime, que mais tarde seria chamado de JAZZ, era o divertimento da classe média, sendo pouco apreciado pelos eruditos.
A Era de Ouro do Ragtime se estende de 1898 até 1908 e o maior representante deste estilo foi Scott Joplin (1868-1917).

Reggae 
Reggae é uma forma musical que apareceu primeiramente no começo da década de 60, na 
Jamaica.
Esse país foi povoado por europeus e escravos africanos. Essa miscigenação gerou músicas quentes e de ritmos fortes.
No final dos anos 60, o Movimento Rastafari, com seus cânticos de repetição rítmica e tom de protesto, gerou o movimento musical reggae, que passou a usar o Baixo e a Bateria em primeiro plano.
O reggae era na época considerado por muitos coisa de rua, sem importância, até que o genial
 Bob Marley deslanchou seu talento e juntamente com Jimmy Cliff e muitos outros músicos jamaicanos transformou o reggae no grande e inovador estilo musical da cultura jamaicana.

Rock'n Roll 
A estrutura rítmica e melódica do rock'n roll teve origem nos negros, escravos, trazidos da África para as plantações de algodão dos Estados Unidos. No início do século XX, os cantos entoados pelos negros durante o trabalho dariam origem ao Blues, que era basicamente vocal acompanhado por violão. Já nas grandes cidades era tocado o Jazz, por bandas maiores e arranjos mais elaborados, com percussão e instrumentos de sopro.
Nas igrejas evangélicas, tocava-se a música gospel negra, caracterizada por um ritmo frenético mas sensual, acompanhada por piano ou órgão.
A tensão social e racial da época favoreceu o encontro entre a música negra, o blues, e a música branca, o jazz e o country, surgindo o rhythm and blues.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e com os Estados Unidos em pleno crescimento económico capitalista o consumo era factor principal para geração de empregos e divisas buscando novos mercados consumidores. Nesta época, os jovens brancos começaram a buscar na música negra, nos guetos, algo diferente. Com o poder aquisitivo mais alto da população das grandes cidades a indústria fonográfica passou a investir neste novo estilo aliando a ele uma imagem que pudesse ser vendida mais facilmente. Lançaram, então, versões de música negra regravadas por artistas brancos e, por pressão do público, as canções de amor deram lugar a letras mais picantes e ousadas em que as vezes era necessário criar versões mais atenuadas de alguns versos mais directos.
O "inventor" do termo rock and roll e grande responsável pela difusão do estilo foi o disk jokey Allan Freed, homem da rádio de programas de "rhythm and blues" de Cleveland, Ohio. Em 1951, começou a promover festas de dança com o mesmo nome, movidas inicialmente a blues e rhythm & blues e mais tarde pelo novo ritmo, o qual ajudou a definir e divulgar. Suas festas, embora com muitos tumultos que lhe custaram dezenas de processos por incitação à violência, eram um grande sucesso.